24 de fevereiro de 2007
22 de fevereiro de 2007
Hoje é dia de B.P.
(vídeo comemorativo do centenário do escutismo, que vai ser comemorado este ano com um acampamento escutista internacional na ilha de Brownsea)
21 de fevereiro de 2007
20 de fevereiro de 2007
19 de fevereiro de 2007
DEUS é Amor
O Homem actual está a afastar-se de Deus. As consequências podem ser graves, mas ainda estamos a tempo. Deus é Amor, Deus tudo perdoa, só Deus nos poderá salvar.
É urgente Amar, é urgente Perdoar, pois sá assim poderemos viver num mundo melhor.
18 de fevereiro de 2007
Porque há coisas que apenas se sentem...

15 de fevereiro de 2007
A mudança é um acto de fé... =)

Mudar é possível.
Sentes. Intuis. Sabes.
A necessidade de mudar afirma-se dentro de ti.
Talvez a dúvida e o medo te detenham.
Mas podes mudar o teu rumo.
Um rumo é uma mera orientação.
Não é um caminho único, nem fixo; não é para sempre.
Perante uma encruzilhada, a tua escolha pode ser outra.
Poucas coisas na vida são tão permanentes como o céu e a terra. Tudo o resto, incluindo todos os seres humanos, muda.
O teu rumo também. Por isso é bom o desapego e não nos agarrarmos ao que é conhecido, seguro.
Convém deixar que a vida flua e se encaminhe para as mudanças.
Presta atenção às indicações do caminho.
É no movimento constante que reside a renovação, que ocorre na natureza, na mente e no espírito.
O caminho vai procurando o seu próprio sentido, às vezes de uma maneira harmoniosa, outras aos tropeções.
E é precisamente quando se tropeça... Que chega a hora de ouvir a mensagem desse caminho: É necessário seguir outro rumo. Porquê tanto medo?
O caminho foi sempre desconhecido. O que te deixa inseguro é teres de abandonar um percurso ao qual já estavas habituado. Mas o hábito faz-te perder o prazer da travessia e as oportunidades de percorrer outros caminhos. Portanto, talvez encontres aquilo que, sem saberes ainda, procuras e necessitas.Por isso, não tenhas medo,Não fujas perante a mudança. Não queiras manter uma posição que já não te leva a parte alguma. Tens de ser flexível e adaptar-te às circunstancias. Porque, embora a princípio te custe entender... As mudanças são sempre para melhor e ajudam a evoluir para um nível superior. Lentas ou vertiginosas, pacíficas ou violentas, desejadas ou não, as mudanças promovem o progresso. Não te deixam estagnar ou murchar. Trazem abundância e riqueza de bens à tua porta, para que tenhas oportunidades na vida, porque o movimento é a manifestação suprema da vida e da prosperidade. A quietude e a rotina, pelo contrário, são sinónimas de estagnação e ocaso.
Por isso, decide-te e começa a mudar. Rende-te ao movimento e vê com outros olhos o curso da vida. Ela mesma te indica o movimento propício para agires sem medo e aventurares-te a novos caminhos. A mudança é um acto de fé. Nasce da luta entre o velho e o novo. Todas as mudanças respondem a forças superiores. Por isso não há motivo para te arrependeres da transformação.
Do I Ching, Hexagrama 49, Arteplural Edições Lda.
12 de fevereiro de 2007
Paz

Que se unam em pensamento
PAZ E BEM
Aborto legal em Portugal
A grande vencedora neste referendo foi a abstenção, cerca de 57% dos eleitores inscritos não foram às urnas.
As plataformas a favor do "Não" referiram que esta luta não termina aqui e que o direito à vida é um direito essencial. Não vamos desistir e vamos apoiar todo e qualquer movimento que seja a favor do final deste crime horrendo que é matar crianças inocentes.

11 de fevereiro de 2007
Referendo à IVG

9 de fevereiro de 2007
ÚLTIMO APELO

8 de fevereiro de 2007
Crucifixo Bizantino de S. Damião
Foi por meio do Crucifixo de São Damião que Jesus falou a Francisco:
"Vai Francisco, e reconstrói minha Igreja".
Um artista desconhecido, natural de Úmbria, pintou o crucifixo no século XII.Foi pintado num pano colado sobre madeira (nogueira). Tem 1,90m de altura, 1,20m de largura e 12cm de espessura. O mais provável é que tenha sido pintado para ser posto no altar da Igreja de São Damião.
Em 1257, as Clarissas deixaram a Igreja de São Damião e foram para a de São Jorge, levando o crucifixo com elas. A cruz, cuidadosamente conservada por 700 anos, foi mostrado ao público pela primeira vez, na Semana Santa de 1957, sobre o novo altar da Capela de São Jorge na Basílica de Santa Clara de Assis.
A FIGURA DE CRISTO
A figura central do ícone é o Cristo, não só por seu tamanho, mas também por ser o Cristo a figura luminosa que domina a cena e transmite luz para as demais figuras. "Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida" (Jo 8, 12). Os olhos de Jesus estão abertos: Ele olha para o mundo que salvou. Ele vive e é eterno. A veste de Jesus é um simples pano sobre o quadril - um símbolo tanto do Sumo Sacerdote como de Vítima. O tórax e o pescoço são muito fortes. Atrás dos braços esticados do Cristo está seu túmulo vazio, representado pelo rectângulo preto.
O MEDALHÃO E A INSCRIÇÃO


De dentro do semicírculo, na extremidade mais alta da cruz, Ele, que nenhum olho viu, revela-se numa benção. Esta benção é dada pela mão direita de Deus, com o dedo estendido.
A VIDEIRA MÍSTICA

MARIA E JOÃO

Como no evangelho de São João, Maria e João são colocados lado a lado. O manto de Maria é branco, significando vitória (Ap 3, 5), purificação (Ap 7, 14) e boas obras (Ap 19, 8). As pedras preciosas no manto dizem respeito às graças do Espírito Santo.O vermelho escuro usado indica intenso amor, enquanto a veste interna na cor purpúrea lembra a Arca da Aliança (Ex 26, 1-4). A mão esquerda de Maria está no rosto, retractando a aceitação do amor de João, e sua mão direita aponta para João, enquanto seus olhos proclamam a aceitação das palavras de Cristo: "Mulher, eis aí teu filho" (Jo 19, 26). O sangue goteja em João neste momento. O manto de João é cor de rosa que indica sabedoria eterna, enquanto sua túnica é branca - pureza. Sua posição é entre Jesus e Maria, o discípulo amado por ambos. Ele está a olhar para Maria, aceitando as palavras de Jesus: "Eis aí tua mãe" (Jo 19, 27).
NÚMEROS
Há 33 figuras no Ícone: duas imagens de Cristo, 1 mão do Pai, 5 figuras maiores, 2 figuras menores, 14 anjos, 2 pessoas desconhecido nas mãos de Jesus, 1 menino pequeno, 6 desconhecidas ao fundo da Cruz e um galo. Há 33 cabeças em torno da cruz, dentro das conchas, e sete ao redor da aurélola.

Maria Madalena, que era considerada por Jesus de uma forma muito especial, está junto à cruz. Sua mão está no queixo, indicando um segredo "Ele ressuscitou". Sua veste tem cor escarlate, que simboliza amor, e seu manto azul intensifica este símbolo.
Usa veste cor castanha, símbolo de humildade, e seu manto verde claro - esperança. Sua admiração por Jesus é demonstrada no gesto de suas mãos.
Ele segura, na mão esquerda, um pedaço de madeira representado sua participação na construção da sinagoga (Lc 7, 1-10). As crianças ao lado é o seu filho curado por Jesus. As três cabeças atrás do menino mostram: "e creu tanto ele, como toda a sua casa" (Jo 19, 28-30). Tem três dedos estendidos, símbolo da Trindade, e os outros dois fechados, simbolizando o mistério das duas naturezas de Jesus Cristo (divina e humana). "Este homem era verdadeiramente o filho de Deus" (Mc 15, 39)
FIGURAS MENORES
Longinus
O soldado romano que feriu o lado de Jesus com uma lança.
A tradição dá este nome ao soldado que ofereceu a Jesus uma esponja encharcada com vinagre após Ele ter dito "tenho sede" (Jo 19, 28-30)

Embaixo dos pés de Jesus, há seis santos desconhecidos que estudiosos afirmam ser Damião, Rufino, Miguel, João Baptista, Pedro e Paulo, todos patronos de igrejas na área de Assis. São Damião era o patrono da igreja que alojou a cruz e São Rufino, o patrono de Assis. Essa parte da pintura está muito danificada e não permite uma adequada identificação.
OS ANJOS QUE DISCUTEM


O GALO
Em primeiro lugar, a inclusão do galo recorda a negação de Pedro, que depois chorou amargamente. Em segundo, o galo proclama novo despertar do Cristo ressuscitado, Ele que é a verdadeira luz (1 Jo 2, 8). "Mas sobre vós que temeis o meu nome, levantar-se-á o Sol de Justiça que traz a salvação em seus raios" (Mt 3, 20)
O FORMATO DA CRUZ
O formato tradicional da cruz alterado para permitir ao artista a inclusão de todos aqueles que participaram da paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. À direita da cruz está o ladrão bom, chamado tradicionalmente Dismas; à esquerda está o ladrão mau.
6 de fevereiro de 2007
Ensina-me a...

Adoração ao Santíssimo Sacramento dia 3 de Fevereiro de 2007
Aproveito para informar que a próxima Adoração ao Santíssimo Sacramento vai realizar-se no próximo dia 10 de Março de 2007 pelas 21h na Sé de Beja e vai contar com a presença da réplica da Cruz de S. Damião que está no Convento das Clarissas em Assis, entregue À ordem Franciscana aquando da Peregrinação Franciscana em Fátima (em Outubro de 2006) e vai percorrer o país durante 3 anos estando em Beja aquando da Adoração ao Santíssimo Sacramento.
Uma música lindíssima..
Se estás ai ou não
Eu não sei se compreendes
Esta minha oração.
Se eu p'ra ti sou uma estranha,
Que o coração perdeu
É ao ver-te que eu pergunto
Se ja foste como eu.
Longe do mundo, perto de ti
Peço conforto de quem eu fugi.
Perdida, esquecida, eu oro aqui
Longe do mundo mas perto de ti.
Peço conforto e nada mais
Na voz dos que sofrem, padecem sinais.
Vêm de longe e chegam por fim
Quem vai ouvi-los? Quem sofre assim?
Eu não sei se vais lembrar-te
De um coração tao só
Coração tão vagabundo
Que perde e chora, todos os dias.
Longe do mundo mas perto de ti
Peço conforto de quem eu fugi.
Venho de longe e chego por fim
Quem vai ouvir-me chama assim
Perdida, esquecida, aqui a orar
Longe do mundo, mas perto de ti..."
Sara Tavares - Longe do mundo
http://www.youtube.com/watch?v=eGAQz151VzE (versão original)
Versão inglesa:
Versão francesa:
Existem mais versões, não pus porque só percebo bem estas...
5 de fevereiro de 2007
També hoje nós vimos uma Estrela

Aborto- uma breve reflexão!!

3 de fevereiro de 2007
Eu digo não. E você?!
2 de fevereiro de 2007
Não Quebremos o Ciclo da Vida
A Vida é uma Dádiva de Deus, só a Ele compete dá-la e só a Ele compete tirá-la. Deveríamos tal como os animais da selva, curvarmo-nos perante as Crianças pois elas são o que de mais puro existe neste mundo. Pensem nisto!!!
1 de fevereiro de 2007
Há sempre algo bom no caminho...
