A pena de morte é a punição mais cruel, desumana e degradante.
Viola o direito à vida.
É irreversível e pode ser infligida a inocentes.
Nunca se provou que fosse capaz de diminuir o crime mais eficazmente do que outras formas de punição.
Na última década mais de três países por ano, em média, têm abolido a pena de morte para todos os crimes. Uma vez abolida, a pena de morte raramente é reintroduzida. Desde 1990, mais de 35 países aboliram a pena de morte oficialmente ou, tendo-a anteriormente abolido para a maior parte dos crimes, decidiram aboli-la para todos os crimes.Até Abril de 2003, 76 países e territórios aboliram a pena de morte para todos os crimes. Além destes, mais 15 países aboliram-na em relação a todos os crimes excepto no caso de situações excepcionais como os crimes em tempo de guerra. Vinte e um países eram abolicionistas na prática, isto é, não tinham realizado nenhuma execução durante os últimos 10 anos considerando-se que têm uma política ou uma prática bem estabelecida de não realizarem execuções. Actualmente existem 112 países que são abolicionistas oficialmente ou na prática, havendo 83 países que retêm e usam a pena de morte.Em 2002 pelo menos 1526 pessoas foram executadas em 31 países. Pelo menos 3248 pessoas foram sentenciadas à morte em 67 países. Estes números incluem apenas os casos que a Amnistia Internacional conhece; os números reais serão certamente mais elevados. A grande maioria das execuções são realizadas num pequeno grupo de países. Em 2002, 81 por cento de todas as execuções conhecidas tiveram lugar na China, Irão e nos EUA.Na China, os registos limitados e incompletos acessíveis à Amnistia Internacional indicavam que pelo menos 1060 pessoas foram executadas, embora se pense que o verdadeiro número é muito mais elevado. Pelo menos 113 execuções foram concretizadas no Irão. Setenta e uma pessoas foram executadas nos EUA.
Amnistia Internacional

Legenda:
Azul - Países onde a pena de morte foi abolida para todo o tipo de crimes
Verde - Paíse onde a pena de morte foi abolida para todos os crimes, excepto os cometidos em circunstâncias excpecionais (por exemplo, crimes cometidos em tempo de guerra)
Laranja - Pena de morte abolida na prática mas legal
Vermelho - Países onde a pena de morte é legalizada e praticada
Recentemente tem-se falado muito no caso da execussão de Saddam Hussein, que foi condenado à morte por enforcamento, execussão que será cumprida dentro das próximas 48 horas. A Igreja Católica já se manifestou contra e nós, Equipa Jesus de Nazaré, também mostramos o nosso desagrado, pois até o maior criminoso merece piedade e não é enforcando Saddam que resolvemos a questão de gerra e miséria no Iraque ou no mundo. Quantos "Saddams" existem neste mundo? Qual de nós será digno de "atirar a primeira pedra"?
Sabemos que pouco podemos fazer e de pouco serve esta mensagem, mas fica aqui a nossa solidariedade.

Agora reflictam e comentem
FELIZ 2007
Sem comentários:
Enviar um comentário