16 de abril de 2007

Papa João Paulo II - "O Grande"

Foi aberto o processo de beatificação do Papa João Paulo II, como tal, decidi postar um dos textos de João Paulo II sobre quem é para ele Jesus Cristo. É um texto tocante, leiam com atenção...

Quem é Jesus Cristo?

A vossa pergunta central refere-se a Jesus Cristo. Quereis ouvir-me falar de Jesus e perguntais-me quem é para mim, Jesus Cristo.
Permiti-me que eu vos devolva a mesma pergunta e vos diga: para vós, quem é Jesus Cristo? Desse modo, e sem evadir a questão, darei-vos também minha resposta, dizendo o que é para mim.
O Evangelho inteiro é o diálogo com o homem, as diversas gerações, com as nações, com as diversas tradições..., mas sempre e continuamente um diálogo com o homem, com cada homem, um, único, absolutamente singular.
Ao mesmo tempo, há muitos diálogos no Evangelho. Entre eles, considero especialmente eloquente o diálogo de Cristo com o jovem rico.
Lerei-vos o texto, porque talvez nem todos vós recordais muito bem. É o capítulo 19 do evangelho de Mateus.
"Aproximou-se dele um jovem e disse: 'Mestre, o que devo fazer de bom para alcançar a vida eterna?' Ele disse: 'Por que me perguntas sobre o bom? Uma única coisa é boa: Se quiseres entrar na vida eterna, observa os mandamentos'. Disse-lhe: Quais? Jesus respondeu: 'Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não levantarás falso testemunho; honra teu pai e tua mãe, e ama o próximo como a ti mesmo'. Disse-lhe o jovem: 'tudo isto tenho observado. O que ainda me falta? Jesus respondeu: 'Se quiseres ser perfeito vai, vende tudo o que tens, dá aos pobres e terás um tesouro nos céus, e vem e segue-me'. Ao ouvir isto o jovem afastou-se entristecido porque tinha muitos bens".
Por que Cristo dialoga com este jovem? A resposta está no texto evangélico. E vós perguntais-me por que eu, em todos os lugares onde vou, quero-me encontrar com os jovens.
Respondo: porque "o jovem" significa o homem que, de maneira especial, de maneira decisiva; está em fase de "formação". Isso não quer dizer que o homem não esteja em formação durante toda a sua vida; dizemos que "a educação começa mesmo antes do nascimento" e dura até ao último dia. Entretanto, a juventude, desde o ponto de vista da formação, é um período especialmente importante, rico e decisivo. E se refletirdes sobre o diálogo de Cristo com o jovem rico encontrareis a confirmação do que acabo de dizer.
As perguntas de ser jovem são essenciais. As respostas também o são.

Sem comentários:

 

Jesus de Nazaré © 2008. Design By: SkinCorner