3 de abril de 2007

Retiro VOC - Espiritualidade Franciscana (Como tudo começou...)


Francisco nasceu em 1181/1182 em Assis- Itália, foi batizado com o nome de Giovanni di Pietri, mas o seu nome foi mudado pouco tempo depois para Francisco, pois o seu pai Petri di Bernardone era comerciante e viajava muito a França, mudou o nome do filho em homenagem ao local que fazia bons negócios e á sua esposa que era francesa (Francisco significa "O francês"). Em 1198 houve um conflito em Assis, entre a nobreza e os comerciantes. Os nobres refugiam-se na Perusa uma pequena cidade próxima de Assis, onde Francisco ficou preso por um ano até ao ano de 1204. Ao voltar para Assis, Francisco, doente, começa a sua conversão gradual, dedica-se a dar esmolas e oferece até as suas roupas aos pobres, tem visões e começa a desprezar o dinheiro e as coisas mundanas. Até que ele se encontra com um leproso, dá-lhe esmola e um beijo, e este acontecimento marcou tanto a vida dele que, dos muitos factos ocorridos na sua vida, este foi o primeiro que entrou no seu Testamento, "pois o que antes era amargo converteu-se em doçura da alma e do corpo". Outros encontros afirmaram ainda mais a vocação de São Francisco. Nas ruínas da da Igreja de São Damião, nas redondenzas de Assis recebeu do Cristo Crucificado o mandato de restaurar a Sua Igreja. Obediente ao mandato, São Francisco pôs-se logo a trabalhar. Reconstruiu três pequenas Igrejas abandonadas: a de São Damião, a de Santa Maria dos Anjos e a de São Pedro.

Seu pai, envergonhado do novo género de vida adoptado por Francisco, queixou-se ao bispo de Assis da prodigalidade do filho e, diante do prelado, pediu a Francisco que lhe devolvesse o dinheiro gasto com os pobres. A resposta foi a renúncia à vultosa herança: despindo, ali, as suas vestes, Francisco exclamou: "... doravante não direi mais pai Bernardone, mas Pai Nosso que estais no Céu..." A partir desse momento passa a viver na pobreza, e inicia a Ordem Franciscana, cresce o número de companheiros, em 1209 já são 12. Cria uma regra muito breve e singela, que o papa Inocêncio III aprova em 1210, e cujas directrizes principais eram Pobreza e Humildade, surge assim a Fraternidade dos Irmãos Menores, a Primeira Ordem.


Olá a todos os visitantes do Blog. Estive num retiro espiritual em Fátima com a orientação da Equipa VOC (Fraternidade dos Irmãozinhos de S. Francisco de Assis e Congregação das Irmãs Oblatas do Divino Coração) a quem aproveito para dar os parabéns pela excelente organização.

Aproveito também para deixar os meus cumprimentos a todas as pessoas que participaram neste retiro. Saibam meus Amigos, que estarão para sempre no meu coração.

Para falar do Retiro propriamente dito, começo por postar (novamente =) ) esta linda história de vida. Acho que não preciso dizer mais nada. A História fala por Si.

PAZ E BEM

Páscoa Feliz

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo plenamente contigo!
Foi um retiro fantástico, que me ensinou muitas coisas novas.
É claro que a companhia ajudou e muito!!!
Este post está um espectaculo e dou-te os meus parabens!!
Porta-te bem e felicidades, pois tu mereçes!!!!

ASS: XIKO

 

Jesus de Nazaré © 2008. Design By: SkinCorner