9 de abril de 2007

Retiro VOC - Congregação das Oblatas do Divino Coração


A Congregação das Oblatas do Divino Coração nasce no coração do Alentejo e tem como referência evangélica a concretização das Bem-aventuranças, mostrando desse modo o Rosto de Deus em Jesus Cristo.

José do Patrocínio Dias, Bispo de Beja, a mesma coragem que mostrou na batalha de la Lys, mostrou ao chegar ao Alentejo, uma Diocese sem Bispo há muitos anos.
Em 5 de Fevereiro de 1922, o “Bispo da Caridade”, como vinha a ser conhecido no Alentejo, começa a sua acção pastoral na Diocese. “É isto o que vos mando: que vos ameis uns aos outros.” Jo. 15, 17. Sabedoria Evangélica, inteligência perspicaz, coração generoso e alma missionária de grande Bispo.

Foi como água caída sobre terra árida e sequiosa, que um longo estio calcinou e quase esterilizou.
Era necessário que D. José tivesse o coração e a energia de S. Paulo: “É preciso que ELE reine”.
Em 15 de Maio de 1926 desafia um grupo de Jovens a viverem em pequenas comunidades o Evangelho “Se queres ser perfeito, vai, vende o que tens; vem e segue-Me” Mt 19,21. Foi este o apelo que Jesus lançou e que alguém um dia ousou escutar e responder…e nasce no Alentejo a Congregação das Oblatas do Divino Coração. Imprime-lhe um carácter essencialmente Humano e Evangelizador. “A messe é grande mas os trabalhadores são poucos” Lc.10,2. O pequeno Grão de mostarda lançado à terra começa a crescer. Árvore de seiva missionária, de que Beja tanto precisava.

Por Vielas tortuosas, de pedras muito gastas pelo perpassar das gerações, as Oblatas correm apressadamente até encontrarem a velha aldraba da esburacada porta dum casebre rústico. Mora ali um dos seus pobres, velho e doente. Num saco vão alimentos, remédios, tabaco e rebuçados, e até um pequeno catecismo que ajuda a rezar o Pai Nosso…e o pão-nosso de cada dia…

1 comentário:

Anónimo disse...

É claro que sem o apoio das irmãs oblatas nada disto tinha acontecido!
LOL
São bué bacanas!
Vou ser sincero, eu nunca tinha ouvido nada acerca das irmãs oblatas do divino coração!
Mas fiquei muito impressionado!
"Que pena não seres rapariga!"
LOL
Acho que se fosse rapariga ia para lá!
LOLOLOLOLOL
Bem o que tenho a dizer deste post.
Está muito bem feito, vê-se logo que quem o fez tem alguma experiencia na cena!
LOL
Ainda vais mas é para irmãozinho!
Vá porta-te bem e espero que corra tudo bem na vida (incluindo o nosso glorioso)!

 

Jesus de Nazaré © 2008. Design By: SkinCorner