28 de dezembro de 2006

Isto é Virtual???


Entro apressada e com muita fome na confeitaria.
Escolho uma mesa bem afastada do movimento, pois quero aproveitar a folga para comer e mandar um e-mail urgente para o meu editor.
Peço batatas fritas, uma sandes de rosbife e um sumo de laranja.Abro o portátil.
Levo um susto com aquela voz baixinha atrás de mim.
- Tia, dá-me um trocado?
- Não tenho, rapaz!
- Só uma moedinha, para comprar um pão!
- Está bem, compro-te um!
A minha caixa de entrada está cheia de e-mails. Fico distraída a ver as poesias, as formatações lindas. Ah! Esta música leva-me
a Londres.
- Tia, pede para colocar manteiga e queijo também!?!?!
Percebo que o menino tinha ficado ali.
- Ok, vou pedir, mas depois deixas-me trabalhar. Estou ocupadíssima.
Chega minha refeição e junto com ela meu constrangimento.
Faço o pedido do menino, e o empregado pergunta-me se quero que mande o garoto ir "à luta".
Meus resquícios de consciência impedem-me de dizer... sim.
Digo que está tudo bem, que o deixe ficar e traga o pedido do menino.
- Tia, você tem Internet?
- Tenho sim, essencial ao mundo de hoje!

- O que é Internet?
-É um local no computador, onde podemos ver e ouvir muitas coisas, notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar. Tem de tudo no mundo virtual.
- E o que é virtual?
Resolvo dar uma explicação simplificada, na certeza de que ele pouco vai entender e vai libertar-me para comer minha deliciosa refeição, sem culpas.
- Virtual é um local que imaginamos, algo que não podemos pegar, tocar. É lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer, criamos as nossas fantasias, transformamos o mundo em quase como queríamos que ele fosse...
- Isso é bom. Adoro!
- Rapaz, entendes-te o que é virtual?
- Sim, também vivo neste mundo virtual!
- Sim? Tens computador?
- Não, mas o meu mundo também é assim...virtual. A minha mãe trabalha, fica o dia todo fora, só chega muito tarde, quase não a vejo. Eu fico a cuidar do meu irmão pequeno que chora de fome e eu dou-lhe água para ele imaginar que é sopa. A minha irmã mais velha sai todos os dias, diz que vai vender o corpo, mas não entendo pois ela sempre volta com o corpo. O meu pai está na cadeia há muito tempo, mas sempre imagino a nossa família toda junta em casa, muita comida, muitos brinquedos, ceia de Natal, e eu a ir ao colégio para ser médico um dia.
Isto é virtual, não é, Tia?

Agora reflictam.

FELIZ 2007

Sem comentários:

 

Jesus de Nazaré © 2008. Design By: SkinCorner