12 de dezembro de 2006

Onde está o Natal???


Celebrar o Natal é perceber a dimensão do Amor de Deus que Se fez homem, do Verbo que encarnou e nasce na pobreza e na humildade do Presépio.
Celebrar o Natal é perceber a lógica divina que é dom, partilha, dádiva total de Si mesmo.
Celebrar o Natal é perceber que Deus Se faz irmão dos homens, entra na família humana, para que os homens aprendam a ser irmãos e a amarem-se como tal.
Celebrar o Natal é perceber a lição da pobreza, do despojamento, da humildade que nos vem do curral de Belém, da manjedoura, das carências da Família Sagrada.
Celebrar o Natal é perceber que a lógica de Deus é diferente dos critérios humanos da opulência, do ter, do poder, do espírito mundano que é dominador e déspota.
Celebrar o Natal é perceber a necessidade da nossa conversão, do renascer de novo, da urgência em viver o amor do Presépio, a humildade do Deus Menino, a pobreza do curral de animais.
Celebrar o Natal é perceber a presença de Deus em cada homem, em cada criança, que nasce, em cada marginalizado ou carenciado.
E que vemos nós à nossa volta e na humanidade inteira?
Os jornais falam-nos de cerca de 730 milhões de crianças que passam fome e cuja maioria são vítimas desse flagelo. As notícias colocam, cada dia, diante de nós mais guerras, crimes, ódios satânicos e destruidores.
São aos milhares o número de desempregados que não encontram dinheiro para sustentar a família e viver com dignidade.
São aos milhares os refugiados que vivem na maior miséria, sem casa, sem alimento e em ambiente semeado de toda a espécie de promiscuidade.
São aos milhares os homens que, cansados da vida e sem esperança, se lançam no mundo da droga, da depravação moral, do roubo. E parecem crescer cada vez mais os divórcios que deixam lares desfeitos, filhos abandonados, situações dolorosas de ausência de paz e amor familiar. E parece que o número de abortos vai aumentando, matando cada dia milhares de vítimas inocentes.
Com todas estas situações onde está o Natal?
Onde está o amor fraterno que o Deus-Menino veio instaurar no mundo?
Onde está a realização do cântico de paz que os Anjos proclamaram na Noite Santa do Natal?
Onde está o respeito e o amor à vida humana, que Deus veio partilhar, fazendo-Se igual a nós?

Onde estão os valores da justiça, da verdade e do amor que o Natal deve fazer nascer no coração de cada homem?

Texto de reflecção lido na Adoração ao Santíssimo Sacramento no dia 09/12/2006, cujo tema foi "...E veio montar a Sua tenda entre nós..."
Agradecimento aos Irmãozinhos de S. Francisco de Assis que me enviaram o texto

Sem comentários:

 

Jesus de Nazaré © 2008. Design By: SkinCorner